OMM alerta para que países se preparem para o El Niño
Organização Mundial de Meteorologia disse que fenômeno climático deve estar 80% estabelecido entre outubro e dezembro; período é associado a secas e alagamentos em diversas partes do mundo; Brasil deve sofrer com fortes secas no norte e cheias no sul.
Imagem: Organização Mundial de Meteorologia
Edgard Júnior, da Radio ONU em Nova York.
A Organização Mundial de Meteorologia, OMM, fez um alerta para que os países se preparem para enfrentar o El Niño.
Segundo a agência da ONU, o fenômeno climático deve atingir 60% de sua capacidade entre julho e agosto e pode chegar a 80% entre outubro e dezembro.
Secas e Enchentes
De acordo com o aviso do Serviço Nacional Meteorológico e Hidrológico, vários governos começaram a se preparar para enfrentar o problema, que é associado a secas e enchentes em escala regional em diversas partes do mundo.
Além disso, o El Niño tem uma influência no aumento das temperaturas globais.
A OMM explica que o fenômeno climático é caracterizado por um aquecimento fora do normal das águas do oceano Pacífico, que ocorre em períodos que podem variar de dois a sete anos. A última temporada do El Niño aconteceu entre 2009 e 2010.
Brasil
No Brasil, os meteorologistas afirmam que o país vai sofrer com secas mais rigorosas do que o normal nas regiões norte-nordeste e com cheias também mais fortes do que o comum no sul do país.
Mas a OMM diz que os efeitos do El Niño são sentidos da Indonésia, Filipinas e Austrália aos Estados Unidos e Canadá.
Durante o inverno no hemisfério norte, entre dezembro e março, o fenômeno costuma causar o aumento das temperaturas em regiões frias do Alasca e do Canadá. Ao mesmo tempo, ocorrem tempestades mais fortes, principalmente na área do Golfo do México.
EcoDebate, 02/07/2014
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.
Oi,
Os alertas que eu vi em sites do exterior eram de que a probabilidade de que o El Nino acontecesse era de 60% entre julho e setembro, e de 80% entre outubro e dezembro. Vi esses alertas na semana passada, e um El Nino poderia já ter se iniciado, mas a coincidência de números me parece bizarra.
Já foi declarada oficialmente a existência de um El Nino com suas consequências, e se espera que ele fique mais forte à medida que o ano passar, como está na reportagem, ou a referência é às probabilidades de que o fenômeno ocorra neste ano?