EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O selo verde da Alemanha ou programa ‘Blue Angel’, artigo de Roberto Naime

 

Selo verde denominado “Blue Angel”, concedido por programa do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.
Selo verde denominado “Blue Angel”, concedido por programa do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.

 

[EcoDebate] O programa e o selo Blue Angel são registrados do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha desde 1977. São administradores do programa, a Agência Federal do Meio Ambiente, o Júri de Rotulagem Ambiental e o Instituto para Certificação de Qualidade e Rotulagem, todas instituições de caráter nacional daquele país.

Este selo é o único no mundo autorizado a utilizar o logotipo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP).

A justificativa desde a criação do programa está alicerçada no fato que a Alemanha é um dos países que registra maior interesse pelas questões ambientais a nível mundial, o que estimulou o mercado interno deste país a demandar um processo específico de certificação da Qualidade Ambiental de setores percebidos como prioritários.

Os países nórdicos em geral exibem elevados padrões de renda e consumo e grande interesse das populações em participar de atitudes que percebem como ambientalmente saudáveis. Existe grande transformação do gesto de consumo em atitude de engajamento com produtos e serviços que são percebidos como menos impactantes ao ambiente em geral e com maior responsabilidade na preservação ambiental.

A certificação deste selo verde prevê a seguinte seqüência de procedimentos básicos:

a. Inicialmente o produto deve ser submetido ao Comitê do Instituto para Certificação Ambiental e Rotulagem, onde representantes dos consumidores e do setor industrial tem assentos;

b. A ênfase principal situa-se na questão dos aspectos ambientais e efeitos ambientais indicados pelo ciclo de vida apresentado e analisado;

c. O principal critério de concessão é estabelecido a partir das Qualidades Ambientais do produto, quando comparado a outros que exercem a mesma função;

d. Aprovação pelo Comitê Coordenador geral do programa de certificação e rotulagem.

Milhares de produtos já foram certificados pelo “Blue Angel”, abrangendo várias famílias de produtos, fazendo com que este selo seja o mais utilizado no mundo. A figura abaixo apresenta o logotipo do selo que é afixado nos produtos.

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

EcoDebate, 17/09/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa