Comissão de Agricultura da Câmara convoca ministra da Casa Civil para audiência sobre demarcação das terras indígenas
A ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffmann. Foto de Elza Fiuza/ABr
A Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara aprovou ontem (10) requerimento de convocação da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para comparecer à audiência pública na comissão e prestar esclarecimentos acerca da identificação e demarcação das terras indígenas no Brasil. O requerimento foi apresentado pelo deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS). A data para o comparecimento da ministra ainda não foi acertada.
Na justificativa do requerimento, o deputado Heinze diz que conflitos entre índios e o setor produtivo tem se tornado cada vez mais evidentes “motivados principalmente por divergências entre identificações, delimitações e demarcações de terra indígenas, que muitas vezes se sobrepõe às terras produtivas”.
O parlamentar, que está no exercício da presidência da Frente Parlamentar da Agricultura, diz que a demanda comum do setor rural brasileiro é a necessidade de maior transparência nos processos de demarcações de terras indígenas feitas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). “A entidade tem atualmente elaborado processos aos quais os produtores rurais e os municípios não têm acesso. Os estudos correm à revelia e o direito de defesa é mínimo”, critica Heinze.
Edição: Fábio Massalli
Reportagem de Iolando Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 11/04/2013
[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.