Fukushima: Falta de medidas adequadas agravou os efeitos dos acidentes nucleares no Japão
Depois de nove meses dos acidentes radioativos relacionados à Usina de Fukushima Daiichi, no Japão, peritos japoneses e estrangeiros concluíram que medidas de precaução adequadas poderiam ter evitado vários episódios registrados em 11 de março deste ano. Na ocasião, um terremoto seguido por tsunami causou danos nos reatores da usina provocando explosões e vazamentos.
A conclusão foi divulgada ontem (26) durante um painel de peritos no Japão. Durante os debates, especialistas disseram que os acidentes demonstraram a necessidade de ampliar as medidas de prevenção referentes às ações de emergência relativas à usina. Segundo eles, houve falhas no que se refere às influências de terremotos e tsunamis na estrutura física da usina.
”Não se pode negar que faltou às pessoas envolvidas nas ações relativas ao desastre nuclear, como os responsáveis pela gestão e operação de usinas nucleares, uma avaliação mais ampla para a prevenção de catástrofes nucleares”, informou o relatório divulgado hoje.
Os vazamentos e as explosões registrados em Fukushima ainda geram consequências no Japão e no mundo. Nove cidades japonesas que cercam a usina foram esvaziadas e as pessoas passaram a viver de forma improvisada. Os alimentos produzidos na região foram proibidos para consumo.
Crianças e adolescentes são monitorados permanentemente para verificação do nível de radiação. Paralelamente, o governo do Japão passou a reexaminar o uso e o funcionamento das usinas de energia elétrica no país.
*Com informações da agência oficial de notícias do Japão, Kyodo // Edição: Lílian Beraldo
Reportagem de Renata Giraldi*, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 27/12/2011
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.
Boa tarde!
Sou um inventor e de vez em quando acerto uma.
Tenho duas excelentes sugestoes, a saber:
– como capturar vasamentos de oleo e gas abaixo da superficie marinha e sob emergencia, como no Golfo e agora aqui.
– como ‘congelar’ agua radioativa, de forma segura para aguardar, tb com segurança, pelos necessarios milhares de anos pela sua degradaçao expontanea.
(nos dois casos garanto que vou provocat pelo menos duas pesquisas muito serias!)
Pergunto:
vc tem alguma ideia para que eu possa usar e divulgar os conceitos e ganhar pelo menos o reconhecimento da autoria?
Grato, abraço!
Murilo