Pesquisadores desenvolvem jogo educativo sobre sustentabilidade
Batizado de Half na Floresta, videogame criado por pesquisadores do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos pode ser acessado pela internet.
O Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP – e o Instituto Nacional de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia lançaram na internet, em parceria com a empresa Aptor Games, um jogo educativo sobre sustentabilidade.
Batizado de Half na Floresta, o jogo foi criado pela mesma equipe que desenvolveu o Ludo Educativo – um game on-line que auxilia estudantes do ensino médio no aprendizado de ciências – e o Jogo da Dengue.
No novo jogo, o personagem Half percorre uma floresta a fim de cumprir objetivos que giram em torno de ações para a preservação do meio ambiente.
Cada uma das jogadas aborda uma questão diferente sobre conservação ambiental. Na primeira fase, o personagem deve ajudar a libertar os animais em extinção que foram capturados ilegalmente, como araras e macacos, sempre atento para escapar das investidas dos animais perigosos que perambulam pela floresta.
Já na segunda fase, o personagem necessita plantar árvores e superar a ação de lenhadores encontrados pelo caminho.
O jogo pode ser acessado gratuitamente na internet em www.ludoeducajogos.com.br.
Matéria da Agência FAPESP, publicada pelo EcoDebate
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Toda iniciativa que leve o educando a se conscientar da Vida, do seu Ser e a Sua inserção na Natureza da qual é parte inseparável é mais que louvável. Deve ser aplaudida e divulgada.
Acreditamos que estes tipos de “ferramentas” atuais e que fazem parte do cotidiano dos jovens é o meio mais eficaz de levar informações necessárias à sua Educação Ecológia, Pessoal, Social e Planetária.
Parabéns aos desenvolvedores dos jogos e que continuem com sua criatividade.
paz@conexaovegetariana.org