Pesquisa sugere que estresse dentro de casa deixa crianças mais suscetíveis à poluição do trânsito
Estresse dentro de casa deixa crianças mais suscetíveis a danos causados pela poluição do trânsito, mostra pesquisa – Crianças em casas com níveis elevados de estresse são mais vulneráveis a danos nos pulmões causados por poluição em decorrência do trânsito do que crianças cujos pais são mais calmos, de acordo com os resultados de um novo estudo.
– Faz sentido – disse Jane Clougherty, da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, que não participou do estudo. – O desgaste corporal causado pelo estresse poderia tornar o indivíduo mais suscetível aos efeitos do tráfego relacionados com a poluição do ar. Reportagem da Agência Reuters.
Os pesquisadores mediram diversos indicadores de função pulmonar em cerca de 1400 crianças que viviam no sul da Califórnia. Eles também calcularam a quantidade de poluentes do trânsito a que as crianças estavam expostas recolhendo amostras de cerca de mil diferentes locais naquela região.
Particularmente, os cientistas estavam procurando óxido de nitrogênio, que se forma quando combustível é queimado e pode causar danos no tecido pulmonar e fazer a asma piorar, explicaram eles num artigo publicado no “American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine”.
Seis anos antes, os pais das crianças preencheram um questionário sobre seus níveis de estresse. As perguntas abordavam a frequência com que eles se sentiam capazes de lidar com problemas pessoais ou se sentiam no controle de uma situação, por exemplo.
Os níveis de poluição no ar variaram muito dependendo de onde as crianças viviam, de seis partículas por bilhão de óxido de nitrogênio a 101 partículas por bilhão. Para as crianças que viviam em casas com níveis de estresse elevados, quando a quantidade média de óxido de nitrogênio no ar subia para 22 partículas por bilhão, suas funções pulmonares pioravam 5%. No entanto, o mesmo aumento de poluentes no entorno de crianças cujos pais apresentaram baixos níveis de estresse não representou nenhuma mudança em suas funções pulmonares.
Um estudo anterior havia mostrado que crianças expostas à poluição relacionada ao trânsito e níveis de estresse elevados em casa eram 51% mais propensas a desenvolver asma que crianças expostas aos mesmos poluentes, mas que viviam em ambientes menos estressantes.
Não está clara qual a relação entre a poluição, lares estressantes e a função pulmonar, mas os pesquisadores dizem que estresse e poluição estão ambos ligados a inflamação e danos ao tecido.
Reportagem da Reuters, no Extra.
EcoDebate, 26/07/2011
[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.