Quais os principais problemas do mundo que afetam a população brasileira? artigo de Carol Salsa
.
Quais os principais problemas do mundo que afetam a população brasileira? artigo de Carol Salsa
[EcoDebate] Um estudo realizado em 2004 e 2005 pela Market Analysis Brasil divulgou estatísticas encontradas numa avaliação de um universo de 800 adultos residentes nas oito maiores capitais brasileiras que responderam à pergunta: ”Qual o problema mais importante que o mundo enfrenta hoje”?
Em 2005 foram sinalizados problemas relacionados à violência, insegurança e criminalidade em primeiro lugar, com 23% das indicações. Num estudo de novembro de 2004, com idêntica metodologia, o mesmo tipo de alusões somava 27,6%. Essa queda, não dá para comemorar visto que o segundo grupo subiu de 16,8% em fins de 2004 para 20,7% em fins de 2005.
-
Principais problemas do mundo para opinião pública brasileira 2004(%) 2005(%) Insegurança/Violência/Crime 27,6 23,0 Guerra e conflitos (ausência de paz) 16,8 20,7 Pobreza (miséria, fome) 5,8 11,8 Diferença entre pobres e ricos (desigualdades sociais,etc) 3,5 6,1 Desemprego/Subemprego 6,7 5,9 Corrupção (no governo e nos negócios) 1,4 5,6 Narcotráfico/Abuso de drogas 2,7 4,3 Crise ambiental (ameaças/poluição, mudanças de clima, superpopulação) 2,4 3,6 Terrorismo 1,5 2,8 Problemas econômicos/Impacto de globalização econômica 3,2 2,6 Degradação moral, crise na educação 2,1 2,1 Aids/HIV e outros problemas de saúde 4,5 1,3 Outros (refugiados, biotecnologia, fundamentalismo, falta de democracia, etc) 21,8 10,2 Total 100 100
Verificam-se oscilações em alguns itens supra citados no período de apenas 12 meses entre as pesquisas. Apenas um grupo permaneceu estável e consistente para os brasileiros: o da degradação e crise na educação.
A empresa Market Analysis inquiriu a mesma pergunta aos 115 líderes de opinião no Brasil, entre eles: senadores, chefes de gabinete, editores de mídia nacionais, gerentes e diretores de grandes empresas, líderes da burocracia estatal, intelectuais de renome, investidores institucionais e responsáveis por ONGs e movimentos sociais de abrangência nacional.
-
Principais problemas do mundo para os para os líderes de opinião no Brasil (%) Desigualdades sociais 23,5 Pobreza (miséria, fome) 20,0 Crise ambiental (ameaças/ poluição/ mudança de clima, superpopulação) 13,9 Violência (crime, guerra e terrorismo) 13,9 Aspectos comportamentais (ética/ corrupção, comportamento, intolerância) 13,9 Desemprego, distribuição de renda, modelo econômico, sustentabilidade 10,4 Outros 4,3 Total 100
Enquanto quase metade do público geral aponta a violência e suas diferentes expressões como prioridade (18,8+20,7) = 46,5% , apenas um em cada sete líderes de opinião pensa dessa maneira (13,9%)
O problema para os formadores de opinião é de ordem sócio-econômica: uma grande maioria (53,9%) aponta as desigualdades sociais, a pobreza, e desemprego, o modelo de produção econômica e a atual distribuição de renda como os principais problemas a enfrentar. Os números supra citados são um convite a se tentar salvar a humanidade, os homens e não, erroneamente, o Planeta. Sobre esse assunto o prof. José Eli da Veiga defendeu como entrevistador do pesquisador Lester Brown, programa replicado, no Roda Viva, desta segunda feira , dia 23 de novembro.
Segundo a pesquisa da Market Analysis a interpretação mais plausível é que os líderes de opinião pensam em termos de “causa-efeito”. Isto posto, os abismos econômicos e sociais estão em primeiro lugar (as causas) seguidos da violência, guerra e terrorismo (efeitos), enquanto o público em geral interpreta esses fenômenos de maneira isolada, além de ser mais susceptível à maneira espetaculosa como cada um desses eventos é mostrado pela mídia.
No que se refere a problemas ambientais, 14% dos líderes colocam as ameaças ao meio ambiente (poluição, efeito estufa, superpopulação ou suas próprias consequências como as mudanças climáticas) no topo das preocupações mundiais. Entre o público geral é atribuída apenas 3,6% da prioridade entre os demais itens.
Portanto, líderes e cidadãos seguem trilhas diferentes. Enquanto uma expressiva maioria do público geral (56,1%) aponta somente os governos, os formadores de opinião estão divididos em culpar governos (32,2%), a sociedade (25,2%) e os dois, mais as empresas (30,4%)
Principais culpados pelo problema apontado como mais importante
-
Opções de reposta Público Geral (%)
Líderes de Opinião (%) Governos 56,1 32,2 Sociedade 23,8 25,2 Empresas 2,8 3,5 Todos os três 9,8 30,45 Nenhum dos três 0,3 2,8 Outras respostas 4,0 6,1 Não sabe 3,5 – Total 100 100
Como as expectativas são diferentes, segundo a empresa Market Analysis, a cultura latina concentra suas esperanças no que os governos podem fazer para corrigir esses problemas. Para eles os governos geram esta situação e por isso mesmo deveriam se responsabilizar pelas consequências. Já entre os líderes de opinião, condições sociais são apontadas como problema prioritário, a responsabilidade compartilhada pela sociedade, empresas e governos.
Uma outra fonte de informação relacionou as 10 maiores preocupações da população mundial:
-
1º Desemprego 41% 2º Pobreza e desigualdade social 35% 3º Criminalidade e violência 35% 4º Corrupção e escândalos financeiros ou políticos 31% 5º Cuidados com a saúde 21% 6º Educação 18% 7º Declínio moral 18% 8º Impostos 16% 9º Terrorismo 11% 10º Ameaças contra o meio ambiente
Observação: A porcentagem total ultrapassa 100% pois os entrevistados tiveram mais de uma opção de voto. Fonte :Ipsos
A rota de colisão dos resultados encontrados na pesquisa referente ao público com a esfera governamental seria considerado um retrocesso nos diálogos ao longo dos séculos.
Atualmente, se tivéssemos de relacionar os principais problemas para a opinião pública brasileira, formaríamos uma tabela complementar( ainda incipiente) de itens de diferentes segmentos da sociedade, relacionados a seguir. A tabela é resultante de pesquisas na web.
-
Problema Fonte Fraternidade e Segurança Pública CNBB Burocracia e câmbio artificial CNI Crescimento da população Cientistas, ambientalistas Insustentabilidade das sociedades face às mudanças climáticas Público informado e consciente
Fontes:
http://lista10.org/curiosidade/as-10-maiores-preocupações-da -populacao-mundial/
http://www.aomestre.com.br/mnd/53_pesquisa-brs.htm
Carol Salsa, colaboradora e articulista do EcoDebate é engenheira civil, pós-graduada em Mecânica dos Solos pela COPPE/UFRJ, Gestão Ambiental e Ecologia pela UFMG, Educação Ambiental pela FUBRA, Analista Ambiental concursada da FEAM.
Fechado para comentários.