Os lucros da morte de Michael Jackson, artigo de Nilo Sergio Gomes
[EcoDebate] A morte de Michael Jackson está rendendo verdadeiras fortunas e o seu enterro, pode-se dizer, foi um “sucesso total”. Discos, vídeos, roupas, figurinos, publicações e, provavelmente, daqui a pouco, filmes, seriados, novelas, livros etc. vão renovar e atualizar a memória e a trajetória do astro-rei do mundo pop contemporâneo, talvez o ídolo e ícone mais emblemático do que, há cerca de meio século, Theodor Adorno e Max Horkheimer denominaram de “indústria cultural”, isto é, a indústria para entretenimento e modelagem mental das massas humanas.
As pompas e circunstâncias do enterro de Jackson, contudo, ao som da canção I´ll be there, mais pareceram um “verdadeiro circo”, como nas palavras da veterana atriz Elizabeth Taylor, 77 anos, ela mesma ícone dos primórdios desta indústria cultural, que disse ter sido “amiga íntima” do astro, mas recusou-se a participar do “circo”, um estranho espetáculo transmitido ao vivo para o mundo inteiro, em audiência planetária, estimada por alguns em um bilhão de pessoas. Ou, nas palavras do jornalista Zuenir Ventura, em sua coluna em O Globo, um “festivo espetáculo de necrofilia”.
Desde sua morte, em condições e situação ainda nebulosas, uma carga impressionante de informações circula no mundo inteiro a respeito do astro pop. E é na mídia e através dela que se opera esta circularidade. Desde notícias, aos mais diversos gêneros de expressão e comunicação, do twitter e celulares às velhas formas impressas em papel de jornais e revistas. Mídia hoje transnacional, mundializada e que se movimenta como um “príncipe eletrônico”, na expressão do sociólogo Otávio Ianni, “povoando o imaginário de muitos em todo o mundo”.
Muitas lágrimas ainda não caíram, até porque, para muitos, Michael Jackson ainda não morreu. Para outros, ele já estava morto há muito tempo. Faltavam apenas os lucros do enterro.
Nilo Sergio S. Gomes, Jornalista, pesquisador, colaborador e articulista do EcoDebate.
[EcoDebate, 10/07/2009]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Fechado para comentários.