Alimentação, atividade física e controle de peso influenciam na incidência de câncer
Frutas e legumes associados ao controle de peso e atividades físicas podem prevenir o surgimento de câncer. A afirmação é possível graças a um levantamento feito por 50 especialistas em 4 mil estudos em todos os continentes. O resumo com as principais conclusões está disponível em português na página do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Para acessar, clique aqui.
De acordo com Fábio Gomes, nutricionista da Coordenação de Prevenção e Vigilância do Inca, as pessoas não associam hábitos alimentares e atividades físicas com câncer porque estão envolvidas num bombardeio de informações, interesses e meias verdades. Além disso, normalmente a população tem dificuldade para equilibrar o consumo de alimentos de risco em termos de “às vezes” ou “sempre”.
Carnes processadas (presunto, mortadela, salame, etc), carnes salgadas, refrigerantes e alimentos altamente energéticos (biscoitos e fast food, por exemplo), são alimentos de risco e devem ser evitados.
Até o preparo de carnes influencia nos fatores de risco. Um bife na chapa ou na frigideira agrega compostos cancerígenos. É preferível consumir as carnes preparadas na forma de cozido, ensopado ou assado no forno. “O ideal é não consumir mais de 3 bifes por semana”, explica Gomes.
A boa notícia é que existem fatores de proteção como a ingestão de frutas, legumes e verduras. “Frutas, legumes e verduras evitam que agentes agressores cheguem às células, regulam o ciclo celular e suprimem a proliferação de células defeituosas. Mas é preciso associar a boa alimentação com controle de peso e atividade física regular para garantir a prevenção do câncer, principalmente, os ligados a boca, esôfago, estômago e colo-retal”.
O Inca e a Embrapa Agroindústria de Alimentos são parceiros num projeto de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Materiais informativos e eventos dirigidos a professores, alunos, donas de casa e pequenos comerciantes tem sido produzidos desde 2007 com o intuito de esclarecer e sensibilizar a comunidade sobre a importância de produzir, preparar e consumir alimentos mais saudáveis.
A próxima parceria estará ligada ao Projeto Além do Rótulo, coordenado pela Embrapa, e que tem o objetivo de atingir o consumidor. Por meio de totens em supermercados e acesso à internet, o projeto quer disponibilizar informações úteis, objetivas e claras sobre a qualidade nutricional de alimentos in natura e processados, distinção dos sistemas de produção, políticas de alimentação e saúde, fórum e sistemas de alerta sobre fraudes e surtos relacionados a alimentos.
Embrapa Agroindústria de Alimentos
[EcoDebate, 03/06/2009]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Fechado para comentários.