Operação do Ibama fecha lavanderias de jeans no agreste de PE
Foto do Super Simples Blog.
O Ibama concluiu na tarde de ontem (21/05) a primeira fase da “Operação Blue Jeans”, no município de Riacho das Almas, a 140 km de Recife. Treze lavanderias foram fechadas e uma pessoa foi presa por desrespeito à legislação ambiental. As multas chegaram a R$ 530 mil reais. Os autuados deverão responder a processo criminal e estão sujeitos a penas de até cinco anos de detenção.
A operação, realizada em conjunto com o Ministério Público Estadual, órgãos ambientais e a Polícia Militar de Pernambuco, teve por objetivo fiscalizar as empresas que fazem tingimento e lavagem de tecidos do tipo “jeans”. Além de não terem licenciamento ambiental, essas lavanderias utilizam diversos produtos químicos, entre eles alguns produtos controlados como amônia. Ao final das lavagens, esses resíduos eram descartados, sem nenhum tipo de tratamento, em córregos e rios da região. Em alguns casos, a água contaminada era despejada diretamente na rua.
Segundo o chefe da fiscalização do Ibama/PE, Leslie Tavares, as lavanderias são reincidentes nesse tipo de crime ambiental. Em 2007, assinaram um Termo de Ajuste de Conduta – TAC com o Ministério Público Estadual para regularizar a situação, mas o compromisso nunca foi cumprido. Tavares explicou que as lavanderias também utilizavam lenha proveniente da caatinga e de Mata Atlântica em suas caldeiras, sem qualquer tipo de autorização ou licença. Nos pátios das empresas, foram apreendidos 64 m3 de lenha, madeira suficiente para lotar três caminhões.
A “Operação Blue Jeans” vai continuar pelos próximos dias em Riacho das Almas, onde se acredita que existam pelo menos mais 12 empresas agindo irregularmente, e também em outras cidades da região, conhecidas como “Polo de Confecções do Agreste”.
Por Airton De Grande, Ascom Ibama/PE
[EcoDebate, 23/05/2009]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.