Reivindicações territoriais e meio ambiente centram reunião sobre os pólos
Mapa demarcando a região ártica e os países nela contidos – a linha vermelha representa a isotérmica de 10°C no mês mais quente do verão ártico (Julho). Imagem da Wikipédia
(AFP) – As reivindicações territoriais sobre o fundo marinho do Ártico e a preservação do meio ambiente na Antártica centrarão nesta segunda-feira a primeira reunião diplomática consagrada aos pólos da Terra.
A secretária de Estado ameriacana, Hillary Clinton, abrirá em Washington os trabalhos deste encontro, que prosseguirá pelo resto da semana em Baltimore (Maryland), 50 quilômetros ao norte da capital.
Apesar do programa oficial mencionar apenas a celebração do 50º aniversário do Tratado da Antártica, que reservou a região do Pólo Sul às atividades pacíficas e garantiu a liberdade da pesquisa científica, as delegações oficiais discutirão sobre petróleo e a plataforma continental ao redor do Pólo Norte.
Em um momento no qual o aquecimento global abriu novas rotas marítimas no Grande Norte, a presença de importantes jazidos de gás e petróleo desperta um interesse grande nos países com costa no Ártico, afirmou recentemente o novo embaixador francês para o tema, Michel Rocard.
O Ártico armazenaria reservas inexploradas de 90 bilhões de barris de petróleo e ainda mais de gás, segundo estimativas da agência americana de pesquisa geológica, USGS.
Os novos recursos representam 13% do petróleo não descoberto, 30% do gás natural não descoberto e 20% do gás natural líquido não descoberto no mundo.
Cinco países disputam o tesouro, descoberto com o derretimento das geleiras: Estados Unidos, Rússia, Canadá, Noruega e Dinamarca, cuja ilha da Groenlândia pode se tornar independente.
* Matéria da Agência France-Presse, no UOL Notícias.
[EcoDebate, 07/04/2009]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Ivanete dubas constitui uma nova estratégia em busca de um mundo sustentável para assegurar o futuro com qualidade de vida às futuras gerações. O maior desafio é o de reunir várias ações ambientais, ajudar a criar novos produtos e serviços voltados à preservação do meio ambiente e que tragam benefícios a toda a sociedade. Incentivar as empresas a fazer programas voltados para incentivo da comunidade alinhada com os princípios do desenvolvimento sustentável, visando promover a aplicação dos recursos financeiros de acordo com critérios socioambientais avaliando seus impactos. Incentivar as empresas dar atenção apenas aos empreendimentos com projetos necessários que cumpram determinadas regras como a avaliação do impacto sobre o meio ambiente. Trabalhando apenas com Gestão Responsável que favorece todos os envolvidos dentro da empresa e fora dela.
vamos trabalhar em favor do planeta