Câncer de mama: Uma em cada três mulheres examinadas têm tumores avançados
Pesquisa independente realizada pelo Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (GBCAM) revela que uma em cada três mulheres que chegam aos consultórios médicos para diagnóstico já apresentam tumores grandes, em estágio avançado e inoperáveis. Apenas 3,5% apresentavam câncer de mama em estágio inicial.
O levantamento também aponta que, das 4.912 pacientes ouvidas, 6% apresentavam um quadro de metástase – quando a doença se espalha e atinge outros órgãos.
“Os números são assustadores”, avaliou o presidente da GBCAM, Sérgio Simon.
Mulheres negras e pardas apresentam um terço dos tumores mais agressivos.
Simon destacou ainda que 88% das entrevistadas receberam tratamento pós-operatório – quimioterapia – mas que a técnica utilizada, sobretudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é antiga e inadequada para pacientes jovens que desenvolvem a doença. “Se faz qumioterapia cada vez mais barata e isso tem que ser revisto porque a melhoria é pouca.”
A pesquisa registrou que um medicamento que reduz em até 50% a reincidência do câncer de mama foi utilizado por apenas 2% das mulheres entrevistadas. A dificuldade no acesso, segundo ele, é provocada pelo alto valor da droga.
Segundo Simon, a sobrevida de pacientes de câncer de mama atendidos pelo sistema público de saúde é menor do que a dos pacientes do sistema privado. A demora no atendimento realizado pelo SUS e a utilização de quimioterapia menos eficaz são os fatores apontados pelo especialista para os problemas de sobrevida.
Matéria de Paula Laboissière, da Agência Brasil.
[EcoDebate, 03/04/2009]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.