Pesquisa afirma que o etanol celulósico pode ser a melhor opção para a saúde humana e o aquecimento global
O pesquisador Stephen P. Long (foto) em meio a uma cultura de Miscanthus, uma gramínea perene, de clima temperado, com rápido crescimento e potencial para produzir sacarose, em moldes muito similares aos da cana.
[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] Os impactos ambientais da utilização de energia podem impor grandes custos para a sociedade. Isto já não está mais em discussão, diante de incontáveis demonstrações e avaliações dos custos sociais.
Uma nova pesquisa [Climate change and health costs of air emissions from biofuels and gasoline] calculou em termos monetários o ciclo de vida das mudanças climáticas, os efeitos na saúde dos gases com efeito de estufa e as partículas finas (PM 2,5) as emissões de gasolina, milho etanol, e etanol celulósico.
Para cada 3,78 bilhões litros de etanol equivalente em combustíveis produzidos e queimados nos EUA, a combinação de mudanças climáticas e os custos da saúde é de US $ 469 milhões para a gasolina, $ 472-952 milhões de etanol de milho, dependendo da fonte de energia de processamento (gás natural, biomassa ou carvão) e da tecnologia, mas apenas US $ 123-208 milhões para o etanol celulósico, dependendo da fonte (capim das pradarias, Miscanthus, resíduos agrícolas ou switchgrass).
Além disso, geograficamente explícitos uma análise do ciclo de vida que faixas PM2.5 emissões e de exposição em relação à população E.U. mostra regional turnos na saúde custos dependentes de sistemas de produção de combustível.
Os resultados positivos ou negativos dos biocombustíveis são extremamente dependentes da fonte das terras utilizadas para a produção de biomassa, para a produção de biocombustíveis
A utilização do etanol celulósico, de acordo com a pesquisa, em substituição à gasolina ou etanol à base de milho, pode ser ainda melhor para a nossa saúde e ao ambiente do que a anteriormente reconhecido, de acordo com a nova pesquisa da Universidade de Minnesota.
O estudo constata que o etanol celulósico tem menos efeitos negativos sobre a saúde humana, uma vez que emite uma quantidade menor de partículas finas, um componente especialmente nocivo da poluição atmosférica. Trabalhos anteriores mostraram que o etanol celulósico e outros da próxima geração de biocombustíveis também emitem baixos níveis de emissões de gases de estufa.
Os pesquisadores descobriram que, dependendo do material e tecnologia utilizada na produção, o etanol celulósico, em termos de saúde humana e impacto ambiental, possui custos equivalentes a metade do que ocorreriam com a gasolina e o etanol à base de milho, enquanto os custos da faixa de aproximadamente equivalente a aproximadamente o dobro da gasolina.
Total dos custos ambientais e de saúde da utilização da gasolina são cerca de US$ 0,71 por galão (3,78l) , enquanto que uma quantidade equivalente do etanol de milho US$ 0,72 até US$ 1,45, dependendo da tecnologia utilizada para produzi-lo. Uma quantidade equivalente de etanol celulósico, no entanto, os custos seriam de US$ 0,19 até US$ 0,32, dependendo da tecnologia e do tipo de material celulósico utilizado.
Os autores analisaram emissões poluentes em todas as fases do ciclo dos três tipos de combustível, incluindo quando são produzidos e utilizados. Considerou-se três métodos de produção de etanol à base de milho e quatro métodos de produção de etanol celulósico.
O documento salienta também que outras potenciais vantagens dos biocombustíveis celulósicos, tais como a redução da quantidade de fertilizantes e pesticidas que contaminam rios e lagos, também podem adicionar um benefício econômico de transição para a próxima geração de biocombustíveis.
A pesquisa “Climate change and health costs of air emissions from biofuels and gasoline” , publicada na PNAS 2009 106:2077-2082; doi:10.1073/pnas.0812835106, está disponível para acesso integral. Para acessar o artigo, na íntegra no formato HTML, clique aqui.
Para maiores informações, transcrevemos, abaixo, o abstract:
Environmental impacts of energy use can impose large costs on society. We quantify and monetize the life-cycle climate-change and health effects of greenhouse gas (GHG) and fine particulate matter (PM2.5) emissions from gasoline, corn ethanol, and cellulosic ethanol. For each billion ethanol-equivalent gallons of fuel produced and combusted in the US, the combined climate-change and health costs are $469 million for gasoline, $472–952 million for corn ethanol depending on biorefinery heat source (natural gas, corn stover, or coal) and technology, but only $123–208 million for cellulosic ethanol depending on feedstock (prairie biomass, Miscanthus, corn stover, or switchgrass). Moreover, a geographically explicit life-cycle analysis that tracks PM2.5 emissions and exposure relative to U.S. population shows regional shifts in health costs dependent on fuel production systems. Because cellulosic ethanol can offer health benefits from PM2.5 reduction that are of comparable importance to its climate-change benefits from GHG reduction, a shift from gasoline to cellulosic ethanol has greater advantages than previously recognized. These advantages are critically dependent on the source of land used to produce biomass for biofuels, on the magnitude of any indirect land use that may result, and on other as yet unmeasured environmental impacts of biofuels.
[EcoDebate, 17/02/2009]
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