EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Competição ecológica impediu que o neandertal sobrevivesse

Uma equipe internacional de arqueólogos e de especialistas em clima e em ecologia concluiu que a extinção do homem de neandertal foi provocada pela competição com homens modernos por recursos, e não por uma mudança climática na pré-história. A hipótese é defendida em artigo publicado online pela revista científica PLoS ONE.

O homem de neandertal ocupou a Europa até a chegada do homem moderno ao continente, há cerca de 40 mil anos. Os autores do novo estudo, cientistas dos EUA e da França, reconstruíram as condições climáticas dessa época e analisaram a distribuição dos sítios arqueológicos associados aos últimos neandertais e às primeiras populações humanas.

Um programa de computador foi criado para integrar os bancos de dados arqueológicos e do e da ecologia da clima pré-história, numa tentativa de determinar que áreas as populações antigas teriam ocupado. Comparando os resultados do programa aos dados arqueológicos reais, o sistema “aprendeu” com seus erros e ganhou confiabilidade, sendo então usado para calcular onde determinadas culturas poderiam ter vivido.

Os autores do trabalho afirmam que o mesmo sistema também permite calcular qual o impacto ecológico de cada cultura e determinar se o nicho ecológico explorado pela população aumentou, contraiu-se ou se manteve estável.

Ao comparar essas reconstituições em áreas ocupadas por neandertais e humanos modernos em cada época, os cientistas determinaram que o homem de neandertal deveria ter sido capaz de sobreviver à mudança climática, mas que isso não aconteceu – e que o desaparecimento da espécie coincide com a expansão do nicho ecológico dos humanos modernos.

Os pesquisadores concluem que os neandertais do sul da Espanha foram os últimos a desaparecer porque conseguiram evitar competir ecologicamente com os humanos modernos.

* Matéria da Agência Estado com informações complementares do EcoDebate, 26/01/2009.

O artigo “Neanderthal Extinction by Competitive Exclusion” está disponível, no original em inglês, para livre acesso. Para acessar o artigo clique aqui.

Abaixo transcrevemos o abstract:

Abstract

Background

Despite a long history of investigation, considerable debate revolves around whether Neanderthals became extinct because of climate change or competition with anatomically modern humans (AMH).

Methodology/Principal Findings

We apply a new methodology integrating archaeological and chronological data with high-resolution paleoclimatic simulations to define eco-cultural niches associated with Neanderthal and AMH adaptive systems during alternating cold and mild phases of Marine Isotope Stage 3. Our results indicate that Neanderthals and AMH exploited similar niches, and may have continued to do so in the absence of contact.

Conclusions/Significance

The southerly contraction of Neanderthal range in southwestern Europe during Greenland Interstadial 8 was not due to climate change or a change in adaptation, but rather concurrent AMH geographic expansion appears to have produced competition that led to Neanderthal extinction.

(Trackback)

[EcoDebate, 26/01/2009]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.