EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Relatório do Imazon aponta queda no ritmo de desmatamento da Amazônia entre agosto e dezembro de 2008

O desmatamento na Amazônia entre agosto e dezembro de 2008 caiu 82% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados divulgados ontem (23) pela organização não-governamental Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O monitoramento registrou 635 quilômetros quadrados de desmate entre os meses pesquisados, contra 3.433 quilômetros quadrados no mesmo intervalo em 2007.

Em novembro de 2008, os satélites do Imazon detectaram 61 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, área 94% menor do que a registrada em 2007. O tamanho da devastação no mês de dezembro caiu e chegou a 50 quilômetros quadrados, redução de 27% entre 2007 e 2008.

No entanto, o desmatamento pode ser muito maior, porque a região fica encoberta por nuvens que dificultam o trabalho dos satélites, como reconhece a entidade. “Os dados de desmatamento nesse período podem estar subestimados, pois nesses dois meses houve grande cobertura de nuvens na região, correspondendo a 68% em novembro e de 73% em dezembro. Além disso, a parte do Maranhão que compõem a Amazônia Legal não foi analisada”, indica o relatório.

O monitoramento do Imazon é paralelo ao levantamento oficial, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por causa das condições de visibilidade nos últimos meses do ano, o Inpe preferiu interromper a divulgação mensal do desmatamento e vai apresentar os dados consolidados para o período no fim de fevereiro.

Matéria de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 24/01/2009.

Leiam, abaixo, a íntegra do release do Imazon

Transparência Florestal da Amazônia Legal (Novembro e Dezembro de 2008)
Souza Jr, C., Veríssimo, A. & Hayashi, S. 2008.

Nos meses de novembro e dezembro de 2008, o desmatamento detectado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD 2.0) na Amazônia Legal foi 61 quilômetros quadrados e 50 quilômetros quadrados, respectivamente. Em relação ao mesmo período do ano passado houve uma redução significativa de 90%.

O desmatamento acumulado no período de agosto a dezembro de 2008, correspondendo aos cinco primeiros meses do calendário atual de desmatamento , totalizou 635 quilômetros quadrados. Em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior (3.433 quilômetros quadrados) houve uma redução expressiva de 82%.

No mês de novembro de 2008, o desmatamento foi maior no Pará (60%), seguido por Rondônia (12%), Mato Grosso (10%), Acre (10%) e Amazonas (8%). Em dezembro, 65% do desmatamento foi em Mato Grosso, seguido do Pará com 20% no Pará, Rondônia 10% e Amazonas 5%.

Os dados de desmatamento nesse período podem estar subestimados, pois nesses dois meses houve grande cobertura de nuvens na região, correspondendo a 68% em novembro e de 73% em dezembro. Além disso, a parte do Maranhão que compõem a Amazônia Legal não foi analisada.

Desde setembro de 2008, o SAD também registra a degradação florestal oriunda de áreas que sofreram intensa exploração madeireira e ou que sofreram fogo florestal de várias intensidades.

Em novembro de 2008, o SAD registrou 56 quilômetros quadrados de florestas degradadas na Amazônia Legal. Desse total, 90% ocorreram em Mato Grosso, e 10% no Pará. Já no mês de dezembro foi detectado somente 13 quilômetros quadrados de floresta degradada em Mato Grosso.

Para acessarem os dados na íntegra, no formato PDF, cliquem aqui

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

Fechado para comentários.