Águas para a paz: Dom Luiz Cappio recebe prêmio internacional
A relação entre os usos das águas e a paz é tema de romaria, caminhada, seminário, debates, manifestações culturais e dia mundial de jejum coletivo na entrega do Prêmio Pax Christi International.
Entre os dias 16 e 19 de outubro, milhares de pessoas são esperadas em Sobradinho, norte da Bahia, durante a 5ª Romaria das Águas e entrega do Prêmio pela Paz da Pax Christi Internacional (2008 Pax Christi International Peace Award), ao bispo Dom Luiz Cappio e às organizações e movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, envolvidos na luta pela revitalização e contra o projeto de transposição das águas do rio
São Francisco.
A programação inicia no dia 16, à noite, com uma *sessão solene* na Câmara Municipal. O *Seminário Revitalizar o Rio para a Vida em Paz*, abre a sexta-feira (17) com a participação de representantes das comunidades e organizações populares daquela região. As palestras e debates sobre modelo de desenvolvimento terão foco na revitalização popular, aquela a partir dos problemas dos ecossistemas e das necessidades reais e iniciativas das comunidades, como instrumento para uma cultura de paz. No mesmo dia, à noite, uma Celebração Eucarística na Capela de São Francisco deve relembrar os 24 dias de jejum de Dom Cappio, entre novembro e dezembro de 2007. Na ocasião será lançado o *Dia Mundial de Jejum pela Paz e Soberania Alimentar*.
Este *dia de jejum* acontecerá durante o sábado (18). O gesto chama a atenção para a tendência mundial em concentrar a produção agrícola em grandes empresas e com altas tecnologias, agora potencializadas pelos combustíveis de origem vegetal, em detrimento da produção alimentar e da agricultura camponesa, com graves riscos ambientais. Ao mesmo tempo questiona o modelo de consumo egoísta e alienado – um dos fatores responsáveis pelo escândalo da fome no mundo e pelo agravamento da crise ecológica. Encerrado o dia de jejum com a entrega do Prêmio Pax Christi, às margens do Rio São Francisco, ao pé da Barragem de Sobradinho, espera-se a adesão de centenas de grupos e milhares de pessoas em Sobradinho, em outras cidades, estados brasileiros e mundo afora.
No Brasil, em particular, toda a programação questiona os grandes projetos na Bacia do São Francisco, além da transposição, a expansão indiscriminada do agro e hidronegócios, agrocombustíveis, novos perímetros irrigados, mineração e siderurgia, barragens, usinas, ferrovias, minerodutos, etc. Bancados com incentivos e recursos públicos, minimizam não os impactos, mas as responsabilidades pública e privada com as graves conseqüências sociais e ambientais.
A entrega do prêmio começa com uma *celebração inter-religiosa*, ainda no sábado a noite, às 20h. Líderes católicos estarão juntos com pastores de várias igrejas cristãs, mães-de-santo e pajés indígenas. Um testemunho vivo da paz como fruto das relações de respeito e convivência harmoniosa entre diferentes mas iguais.
Ao término da celebração romeiros seguem em *caminhada* durante três horas, por cerca de quatro quilômetros. Ao longo do percurso, *quatro paradas* marcarão a vigília de todos pela paz, com depoimentos de representantes dos demais premiados além do bispo Dom Luiz Cappio.
A chegada às margens do rio São Francisco, deve acontecer no início da madrugada e será o momento final. Uma representante da Pax Christi Internacional estará no Brasil para fazer a *entrega do prêmio a Dom Cappio e a representantes do povo*, como expressão do reconhecimento e incentivo à continuidade da luta popular em defesa das águas, da terra e de toda a vida.
*O prêmio*
*O *Prêmio pela Paz* *é outorgado por Pax Christi Internacional, anualmente desde 1988, a homens e mulheres que defendem a paz e a não-violência em qualquer parte do mundo. Dom Cappio é o terceiro brasileiro a receber. O primeiro foi a sindicalista Margarida Alves, que recebeu postumamente, em 1988. O segundo foi o membro do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Sérgio Vieira de Mello, morto vítima de um atentado terrorista no Iraque.
**
Dom Luiz Flavio Cappio, bispo da diocese de Barra (BA), escolhido para receber o prêmio em 2008 convive há mais de 30 anos com as comunidades do São Francisco. Entre 1993 e 1994 fez uma peregrinação de um ano entre a nascente e a foz do rio, denunciando seu estado deplorável e animando as comunidades à luta em sua defesa. Em 2005 e 2007 fez dois jejuns pela
revitalização e contra o projeto de transposição. A entrega será marcante também por acontecer no Brasil e pela primeira vez fora da sede européia da Pax Christi.
*A Pax Christi Internacional*
A Pax Christi Internacional foi fundada na França, em 1945, como um movimento de reconciliação entre franceses e alemães após a Segunda Guerra Mundial. Constitui-se em movimento católico e uma Rede pela Paz, Respeito aos Direitos Humanos, Justiça e Reconciliação em regiões devastadas por conflitos. Baseia-se na crença de que a paz é possível e que os círculos viciosos da violência e da injustiça podem ser quebrados. Hoje conta com mais de 100 Organizações-Membro e atua em mais de 50 paises dos cinco continentes. No Brasil seu representante é a Comissão Pastoral da Terra — CPT. A Pax Christi tem status consultivo junto à ONU, à Unesco e ao Conselho da Europa.
*Os proponentes*
A entidade que encabeçou a proposição de Dom Luiz Cappio para o prêmio foi o SERPAJ — Serviço Paz e Justiça. O líder dessa organização é o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, artista argentino que se notabilizou pela luta em defesa dos Direitos Humanos na Argentina e na América Latina. A ele se somaram mais de cento e cinqüenta (150) representantes de movimentos sociais, reunidos na Conferência dos Povos do São Francisco e do Semi-Árido, entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2008, em Sobradinho.
* 5ª Romaria das Águas de Sobradinho e Entrega do Prêmio Pax Christi Internacional a D. Luiz Cappio e ao Povo do São Francisco e do Semi-Árido
Sobradinho, 16 a 19 de Outubro de 2008
**Tema: ÁGUAS PARA A PAZ
Programação*
Dia 16 (5ª f.)
Sessão na Câmara Municipal
– tema da romaria e do seminário
– participante: povo de Sobradinho
Dia 17 (6ª f.)
1. Seminário “Revitalizar o Rio para a Vida em Paz”
– participantes: 100 pessoas da região, representantes das organizações populares e movimentos sociais
– local: Centro Comunitário Antonio Conselheiro
– hora: 8h00 às 18h00
– 4 sub-temas tratados em mesas com explanações e debates:
1) Terra e território (responsável — CPT Regional)
2) Água e meio-ambiente (ASA)
3) Educação e cultura (IRPAA)
4) Produção e economia solidária (CooperCUC e SASOP)
2. Coletiva de Imprensa
– local: Capela de São Francisco
– hora: 13h30
3. Celebração Eucarística
– lançamento do Dia Mundial de Jejum pela Paz e Soberania Alimentar
– local: Capela de São Francisco
– hora: 19h30
4. Noite Cultural
– apresentações artísticas regionais e filmes sobre a luta do São Francisco, Conferência de Sobradinho, o Jejum…
– local: Ginásio de Esportes (?)
– hora: 20h30
– responsável: PJMP de Sobradinho e FACS — Fundação Arte e Cultura de Sobradinho
Dia 18 (sab)
1. Dia Mundial de Jejum pela Paz e Soberania Alimentar
– local: Capela de São Francisco e mundo afora…
– hora: 6h00 — 24h00
2. Celebração Inter-religiosa
– local: a definir…
– hora: 20h00
3. Caminhada
– início: local da celebração inter-religiosa (21h30)
– término: Porto (Chico Periquito) (24h00)
– paradas: (4) com gestos simbólicos e falas de representantes dos premiados — pescadores, indígenas, geraiseiros, catingueiros (da Bacia do SF), 4 estados do Nordeste Setentrional e Salvador, alguém pelas personalidades…
Dia 19 (dom)
1. Entrega do Prêmio / Celebração de Encerramento
– início: 00h00
– término: 01h00
– símbolos das caravanas
– fala da Pax Christi
– fala de D. Luiz
– partilha do pão (marco do encerramento do Dia de Jejum)
– despedida
2. Show
– início: 01h30
– término: 03h00
– responsável: Gogó e Banda Fé e Axé
—
mais informações no site
www.umavidapelavida.com.br
Enviado por Ruben Siqueira, CPT/BA, colaborador e articulista do EcoDebate.
[EcoDebate, 13/10/2008]
Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta que envie um e-mail para newsletter_ecodebate-subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.
Fechado para comentários.